![Logo Grupo Editorial Illustrator [Convertido] branco (1).png](https://static.wixstatic.com/media/557b0b_7efb193a30404316bdc55c8766d3eaf7~mv2.png/v1/fill/w_187,h_79,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/Logo%20Grupo%20Editorial%20Illustrator%20%5BConvertido%5D%20branco%20(1).png)
pnld 2022, pnld literário, pnld educação infantil, pnld obras aprovadas, pnld 2022 escolha, livros pnld 2022

Escolha este livro para fazer parte da sua sala de aula!

Leo e a baleia
Autor: Benji Davies
Ilustrador: Benji Davies
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 22
Categoria: Creche II
Gênero: Narrativo: conto
Temas: Cotidiano de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais); relacionamento pessoal e desenvolvimento de sentimentos de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais); animais da fauna local, nacional e mundial; profissões urbanas e rurais; aventuras em contextos imaginários ou realistas, urbanos, rurais, locais, internacionais; mundo natural, meio ambiente, plantas, Biologia e Ciências.
Acervos: 08 e 15
O que esta obra trabalha?
-
O olhar infantil e a interação com o mundo ao seu redor
-
A ausência paterna pelo trabalho e a necessidade de compreensão da criança
-
A descoberta de novas amizades
-
Relacionamento pessoal com os seus próprios sentimentos
-
A compreensão dos sentimentos das crianças por parte dos familiares
Sinopse
Leo e a baleia é uma narrativa lúdica, sensível, contada em terceira pessoa. Traz o cotidiano de um menino chamado Leo, que vive no litoral com o pai. Sua rotina é sempre a mesma. Vivendo na companhia de seus seis gatos, o personagem sente diariamente a ausência do pai, que sai para trabalhar de manhã e só retorna à noite. A história tem seu clímax quando Leo encontra um filhote de baleia encalhado e vê a oportunidade de fazer um novo amigo.
3 motivos para escolher Leo e a baleia
1. Leo e a baleia traz a solidão e a necessidade de compreensão como temas principais, trazendo à tona sentimentos pertencentes à infância, muitas vezes ignorados pelos adultos.
2. O livro também trata da questão da paternidade ativa: o protagonista vive sob os cuidados apenas do pai, um pescador, que deixa o filho sozinho em casa para conseguir o sustento do lar.
3. A leitura do livro é uma excelente oportunidade de trabalhar e criar jogos e brincadeiras a partir de conceitos como: amizade, solidão, saudade, despedidas, relações familiares, a vida em diferentes regiões, as vidas marinhas e o próprio mar como ecossistema.
-
SOBRE O AUTORMatthew A. Cherry, autor de Amor de cabelo, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1981. Após deixar a carreira de jogador de futebol americano em 2007, Matthew mudou-se para Los Angeles, onde começou a atuar no ramo do entretenimento. De assistente de produção, acabou se especializando em direção, sendo responsável por mais de 40 comerciais e 20 videoclipes. Na década de 2010, o autor de Amor de cabelo escreveu e dirigiu dois filmes independentes. Essa experiência e o engajamento em causas negras o prepararam para a criação e direção do curta de animação Hairlove (2019), premiado com o Oscar em 2020, que deu origem à versão escrita da história.
-
SOBRE A ILUSTRADORAVashti Harrison é apaixonada por criar belas histórias nos mundos do cinema e da literatura infantil. Formada em Estudos de Mídia, Vashti é a ilustradora do livro Sulwe, de Lupita Nyong’o, e autora e ilustradora de Little Leaders: Bold Women in Black History, best-seller do New York Times e vencedor do prêmio NAACP Image Award de Melhor Livro Infantil.
Leia o livro na íntegra
