top of page

Escolha este livro para fazer parte da sua sala de aula!

CAPA_Os Rabiscos do Mundo_ALUNO.jpg

A menina alta

Autor:

Ilustrador:

Editora:

Páginas:

Gênero:

Temas:

Categoria :

Fabricio Carpinejar

Sandra Lavandeira

Bertrand Brasil

38

Conto

Descoberta de si

Categoria 1: 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Código:

0566 P23 03 01 000 000

    Em "A menina alta", Letícia prova que altura vai além de centímetros. Seu canto atinge alturas inimagináveis, desafiando preconceitos e celebrando a beleza única de ser quem é.

Sinopse

Desde pequena, Letícia ouvia dos pais que era para ela crescer: come para crescer, dorme para crescer. Ela foi crescendo e crescendo e, aos cinco anos, já era alta. Aos doze anos já tinha 1,70m.

Letícia cresceu mais do que o esperado, e isso logo começou a chamar a atenção de todos. Ela passou a ser apenas alta e mais nada. Mesmo sendo alegre, mesmo sendo bonita, mesmo tendo os cabelos esvoaçantes, nenhuma outra qualidade sua saltava aos olhos dos que estavam à sua volta.

Letícia chorava para espantar os males. Chorava cantando. Foi quando Letícia passou a cantar para se expressar. E, por ser alta, estava mais perto do céu. Suas notas chegavam nas alturas. Sua voz ganhou os ares e alcançou lonjuras.

3 motivos para escolher 

A menina alta

1. No livro, Carpinejar retoma a temática da discriminação por ser diferente da maioria e o quanto de sofrimento envolve essa condição.
2. "A menina alta" instiga que as crianças façam perguntas sobre si mesmas e sobre os outros, despertando a empatia.
3. O livro traz uma importante reflexão sobre autoestima.

Sobre o autor

Carpinejar é poeta, cronista, jornalista, professor universitário e apresentador de programas de rádio e TV. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é considerado um dos principais nomes da poesia da atualidade. Sucesso de público e de crítica, recebeu prêmios de grande importância na literatura.

Sobre a ilustradora

Sandra Lavandeira ilustra a história, mostrando os sentimentos pelos quais passa a personagem – uma junção perfeita de texto e imagem para contar a jornada da menina diferente dos demais da sua idade. Natural de Buenos Aires, na Argentina, Sandra nasceu em 1965. É formada pela Escuela Nacional de Bellas Artes Prilidiano Pueyrredón. No seu processo de formação, a ilustradora fez uma longa viagem pela América do Sul, conhecendo muitas cidades e fazendo muitos desenhos. Atualmente, mora em Porto Seguro, na Bahia. Ilustra livros para crianças desde 1994, para editoras da Argentina, Estados Unidos, México, Colômbia, Equador, Nicarágua, Brasil e Portugal.

Dúvidas sobre o PNLD? A gente te explica!

Há 80 anos reforçando nosso compromisso com a bibliodiversidade e com o debate de ideias!

bottom of page