top of page
Escolha este livro para fazer parte da sua sala de aula!

Refugiados
Autor:
Ilustrador:
Editora:
Páginas:
Gênero:
Temas:
Alan Gratz
Cameron
304
Romance
Autoconhecimento, sentimentos e emoções; família, amigos e escola; diálogos com a história e a filosofia; encontros com a diferença; migração nacional e internacional da adolescência.
Categoria :
Categoria 1: Obras Literárias voltadas para os estudantes do 6º e 7º anos
Código:
0173 P24 03 01 000 000
- Três crianças com uma missão em comum: escapar!
Sinopse
Em Refugiados, os dramas de Josef, Isabel e Mahmoud, três jovens de nacionalidades e tempos históricos muito distintos, se atravessam em uma narrativa simultânea. Todos eles, ao lado de suas famílias, encaram perigos inimagináveis, como naufrágios, bombardeios e traições, em suas jornadas para o exílio. Três trajetórias separadas por continentes e décadas, mas conectadas pela mesma busca por liberdade e esperança.
3 motivos para escolher
Refugiados
1. Temas atuais e universais: o livro aborda a questão dos refugiados, um tema urgente e global, que permite aos alunos refletirem sobre desafios humanitários, empatia e solidariedade, conectando-se com realidades contemporâneas.
2. Perspectivas históricas e culturais: a narrativa intercala três histórias de diferentes épocas e contextos (Alemanha nazista, Cuba nos anos 1990 e Síria contemporânea), oferecendo uma visão ampla e diversificada sobre migração, guerra e busca por dignidade.
3. Interdisciplinaridade: o livro pode ser trabalhado em conjunto com disciplinas como História, Geografia e Sociologia, enriquecendo o aprendizado sobre contextos históricos, conflitos globais e movimentos migratórios.
Sobre o autor
Alan Gratz é nascido e criado em Knoxville, Tennessee, onde se graduou em escrita criativa e, mais tarde, cursou mestrado em língua e literatura inglesa. Seu livro, Samurai Shortstop, foi premiado pela American Library Association como um dos 10 melhores livros para jovens adultos do ano de 2007. Ele vive com sua esposa Wendi e sua filha Jo em Asheville, Carolina do Norte. Gosta de brincar, comer pizza e – que surpresa! – ler livros.
Há 80 anos reforçando nosso compromisso com a bibliodiversidade e com o debate de ideias!
bottom of page