top of page
Sem Título-1 (1).png

Escolha este livro para fazer parte da sua sala de aula!

CAPA_QUEM SE SENTE DIFERENTE_ALUNO.jpg

Quem se sente diferente?

Autor: Alexandre Castro Gomes
Ilustradora: Guigo Alhadeff
Editora: José Olympio

Páginas: 36
Categoria: Creche II
Gênero: Quadrinhas
Temas: Cotidiano de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais); Relacionamento pessoal e desenvolvimento de sentimentos de crianças nas escolas, nas famílias e nas comunidades (urbanas e rurais); Jogos, brincadeiras e diversão; Aventuras em contextos imaginários ou realistas, urbanos, rurais, locais, internacionais.
Acervos: 11 e 15

O que esta obra trabalha?

  • A percepção a si mesmo, às pessoas e às coisas ao redor

  • A experiência de diferentes sentimentos e emoções

  • A relação com a diversidade e a singularidade

  • O estímulo à escuta, à interpretação e à fala

Sinopse

Quem se sente diferente?  apresenta sensações e impressões sobre a vida familiar e social dos pequenos. Fala de rotina, das relações com os membros da família, de sonhos e de brincadeiras, de surpresas e de descobertas. É um livro perfeito para o trabalho na creche, por trazer frases curtas, muitas ilustrações e conteúdo do interesse infantil.


O tema central é o universo da criança, o olhar dela sobre o mundo. Como ela se percebe e percebe as pessoas e as coisas ao redor.

  • SOBRE O AUTOR
    Matthew A. Cherry, autor de Amor de cabelo, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1981. Após deixar a carreira de jogador de futebol americano em 2007, Matthew mudou-se para Los Angeles, onde começou a atuar no ramo do entretenimento. De assistente de produção, acabou se especializando em direção, sendo responsável por mais de 40 comerciais e 20 videoclipes. Na década de 2010, o autor de Amor de cabelo escreveu e dirigiu dois filmes independentes. Essa experiência e o engajamento em causas negras o prepararam para a criação e direção do curta de animação Hairlove (2019), premiado com o Oscar em 2020, que deu origem à versão escrita da história.
  • SOBRE A ILUSTRADORA
    Vashti Harrison é apaixonada por criar belas histórias nos mundos do cinema e da literatura infantil. Formada em Estudos de Mídia, Vashti é a ilustradora do livro Sulwe, de Lupita Nyong’o, e autora e ilustradora de Little Leaders: Bold Women in Black History, best-seller do New York Times e vencedor do prêmio NAACP Image Award de Melhor Livro Infantil.

3 motivos para escolher Quem se sente diferente?

    1. Esta obra pode apoiar um trabalho para os alunos se depararem com a diferença, a singularidade de cada uma. Para ouvirem sobre a rotina, as atividades na vida deles.


    2. As ilustrações estão apresentadas em preto e branco, sendo um interessante estímulo para a educação visual.


    3. Quem se sente diferente?  permite intertextualidades com cantigas do folclore, práticas com brincadeiras tradicionais, manuseio de livros, mediações de leitura.

Leia o livro na íntegra

Dúvidas sobre o PNLD? A gente te explica!

Sem Título-1 (1).png

Há 80 anos reforçando nosso compromisso com a bibliodiversidade e com o debate de ideias!

bottom of page